Regras de etiqueta - Como servir à mesa

Viver em sociedade. Viver em sociedade implica o conhecimento de algumas regras. Se formos jantar a casa de um amigo, o que podemos fazer de modo a não sermos condenados socialmente? Se formos nós a servir o jantar, como devemos pôr a mesa?

Seguem-se algumas dicas, que o ajudarão a ultrapassar esta dificuldade:

Que copos devemos utilizar na nossa mesa?
Um jantar formal requer quatro copos do mesmo jogo ou serviço para cada convidado. Próximo ao prato fica o da água (o de maiores condições). O de champanhe vem logo a seguir (em formato de taça ou flute), ligeiramente deslocado para o centro da mesa. Alinhados com o copo de água ficam os copos de vinho tinto (médio) e o de vinho branco (menor).

Como devem ser dispostos os talheres na mesa?
Segundo a ordem , os talheres irão ser utilizados de
fora para dentro , ou seja da direita para a esquerda, à medida que se vão mudando os pratos. As lâminas das facas devem ficar voltadas para o prato. Garfos do lado esquerdo do prato, e facas e colheres à direita do mesmo.

Em que alturas podemos utilizar utensílios de plástico?
Para além dos churrascos , e das festas infantis, só se devem de utilizar utensílios de plástico em situações informais, mas nunca num jantar.

E quanto aos guardanapos. Podemos usar guardanapos de papel?
Em situações informais sempre. Em jantares formais nunca. Existem hoje vários modelos garridos que podem compor uma mesa descontraída . Use-os de modo a combinarem com a louça , e a toalha. No entanto, o seu bom gosto deve de prevalecer. Não faça da sua mesa, um festival de cores estampadas. Prefira modelos lisos e com poucos detalhes.

Quando devemos de servir o champanhe?
O champanhe cai bem desde o aperitivo até à sobremesa. Prefiro os champanhes do tipo seco, pois este tipo acompanha a maioria dos alimentos. Se preferir o do tipo doce, sirva somente na sobremesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário