Dicas para uma boa digestão

Há muitas pessoas que depois das refeições, sentem um mau estar, uma espécie de queimar no estômago. Estes sintomas, normalmente, impedem estas pessoas de apreciarem a comida. Por forma a aliviar estes sintomas, poderá seguir as seguintes dicas:

1) Não se esqueça que a digestão se inicia na boca. Por este motivo, a comida deve de ser mastigada muito bem. Ao mastigar bem a comida, vai demorar mais tempo a engoli-la, o que permitirá ao seu cérebro enviar um sinal ao estômago em como está saciado.
ma digestao2) Procure fazer as suas refeições sem stress. Aprecie o sabor da comida.
3) Não coma alimentos muito ácidos, salgados e/ou picantes, pois estes poderão causar agressão ou irritação da mucosa do estômago.
4) Coma de quatro em quatro horas.
5) O almoço deverá ser sua refeição mais completa do dia, e o jantar deve passar a ser uma refeição leve não ultrapassando das oito horas da noite.
6) Beba líquidos com meia hora de antecedência ou uma hora depois de cada grande refeição, como o almoço e jantar.
7)Aumente a ingestão de fibras através de aveia, linhaça, gérmen de trigo, quinua, soja e outros alimentos.
8) Beba aproximadamente dois litros de água diariamente.
9) Beba chás digestivos c(hortelã, erva-doce, camomila, etc). Beba-os de preferência, 30 minutos antes do almoço ou jantar.
10) Passe a ingerir em maior quantidade alimentos de fácil digestão como por exemplo as frutas.
11 Evite as bebidas alcoólicas, pois acelera o processo de envelhecimento, auxilia no ganho de peso e agride o estômago.
12) Pratique regularmente atividade física.
13) Não ente em stress. Realize alguma atividade anti-stress como por exemplo: leitura, praticar ioga, caminhar, dormir, etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário