Poupar para ganhar dinheiro

É sempre bom poupar dinheiro. É sempre bom ter algum dinheiro de reserva, e termos a consciência tranquilio pois sabemos que o dinheiro não foi gasto superfluamente. Seguem-se algumas dicas, ou se quiserem ideias, que o irão ajudar a poupar o seu dinheiro:

1- Registe todos os gastos mensais:
Só assim poderá analisar o dinheiro que gastou, e estudar onde deverá cortar, para poupar.

2- Poupe no seu pequeno almoço:
Todos sabemos que o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia onde deverão de ser consumidos produtos saudáveis. Uma refeição saudável não necessita de ser cara, conforme poderão pensar. Vamos dar como exemplo o seguinte: um café e uma nata, ou uma meia de leite e um pão com manteiga. Gastará em média 2 Euros. Com 2 Euros pode comprar 3 litros de leite, que ao fim de um mês são 90 litros de leite.

Consegue tomar 3 Litros de Leite por dia? Meia de leite e um pão com manteiga em casa custa menos de 0,70 cêntimos, o que significa uma poupança de 1,30 euros por dia que são 39 euros por mês, logo 468 euros por ano.

3- Faças as copras do mês somente com uma lista na mão:
É uma maneira de na loja se limitar a comprar apenas o que está na lista. Assim não irá comprar produtos superflúos. Já agora lembre-se que que as promoções só são boas caso sejam necessárias.

4- Se possível, partilhe o seu carro:
Além de poupar dinheiro ainda poupa o ambiente. Poderá fazer novas amizades, ou se partilhar o carro com amigos, poderá meter a conversa em dia.

5- Quando for pagar, pague com dinheiro vivo.
Um dos principais motivos pelos quais achamos que gastamos muito dinheiro é porque pagamos tudo com cartão de débito/crédito, não tendo noção da diminuição contínua da conta bancária. Com o dinheiro na mão, o controlo do mesmo é maior. Estipule e levante um valor para a semana inteira e tente seguir esse orçamento. Guarde todos os talões de compra de todos os gastos efectuados durante o mês para no final somar tudo e ter uma real ideia de onde anda a gastar e em que áreas da sua vida pode começar a poupar.

6- Faça refeições em casa:
Se lhe for possível, almoce em casa. Se não lhe for possível, leve o almoço para o trabalho. Faça o mesmo com o lanche.

7- Sempre que possível não ande de carro
Procure alternativas ao automóvel: vá a pé. Quando está bom tempo, é bastante agradável e acaba por fazer exercício físico. Ande de comboio, metro ou de autocarro (onibus).

8- Faça exercício físico...gratuito
Se calhar, também pertence ao grupo de pessoas que se inscreveu num ginásio, talvez influenciado por amigos, e que ao fim de algum tempo deixou de o frequentar. Cancele a inscrição. Faça exercício de forma gratuita: caminhe com um amigo ou amiga, por exemplo, depois do jantar. Além de fazer exercício físico, é uma boa oportunidade de pôr a conversa em dia. Faça uma sessão de jogging à volta do seu bairro; ande de bicicleta. Mexa-se.

9- Torne o seu lar mais económico:
* Invista em lâmpadas económicas.
* Desligue todas as luzes sempre que sai de uma divisão.
* Desligue todos os botões de standby (a célebre luzinha vermelha) dos aparelhos.
* Não deixe carregadores de telemóveis (celulares) ou portáteis nas fichas 24 horas por dia.
* Reduza a temperatura da caldeira/esquentador.
* Lave a roupa com água fria.
* Lave a louça em água tépida em vez de a escaldar.
* Não deixar as torneiras a correr enquanto lava os dentes ou desfaz a barba.

10- Adquira marcas brancas
Abandone de vez que as marcas brancas são de pior qualidade que as marcas conhecidas. As marcas brancas têm uma excelente relação qualidade-preço. Compare rótulos e preços, e vá experimentando.

11- Se costuma jantar ou almoçar com os amigos fora de casa, passe a fazê-lo dentro de vossas casas. Cada um ou uma leva algo para petiscar: uma sobremesa, uma garrafa de vinho, um filme, etc. Ponha a mesa e a conversa em dia. Depois da refeição, assistam ao filme ou joguem jogos: Pictionary, Trivial Pursuit, etc. Na semana seguinte façam na casa de outro amigo ou amiga.

12- Recicle
Cansou-se da sua velha mesa de cozinha? Pinte-a ou troque-a com outro amigo ou amiga. Pode usar a mesma linha de raciocínio por exemplo com o vestuário. Compre objectos em segunda mão.

13- Poupe dinheiro
Abra uma conta poupança para lá depositar, todos os meses, um valor fixo. Faça essa transferência, de forma manual ou automática, no dia em que receber o vencimento e mantenha-se fiel a esse novo hábito. Pode ser um fundo de emergência ou um mealheiro para as próximas férias, o importante é que não o vai gastar desnecessariamente e, à medida que verá essa conta crescer, estará motivado para continuar a poupar.

Sem comentários:

Enviar um comentário