Dicas para poupar electricidade

Poupar energia eléctrica. Um dos temas mais quentes do momento. Por dois motivos na minha opinião: Em primeiro lugar, porque a energia é cara. Pesa no nosso bolso. E depois, porque se trata de respeitarmos o nosso planeta, não contribuindo para a sua poluição.

Altere a sua tarifa Energética para Tarifa Bi-Horária (antes de tomar esta decisão, faça a simulação no sítio da EDP para concluir se vale a pena. Se optar por esta opção, poderá colocar a sua máquina de lavar roupa ou a secadora de roupa a funcionar nas horas de menor custo, normalmente depois da meia-noite).

Quando comprar electrodomésticos, opte pelos de melhor eficiência energética, ou seja os de classe A. Os melhores, são os de classe A+. Apesar de exigirem um investimento inicial um pouco maior, pois são mais caros do que um electrodoméstico de classe C ou D, mais tarde, recuperará esse valor na electricidade consumida.

Em casa, utilize lâmpadas económicas. Mais uma vez, o custo inicial é maior do que o das lâmpadas incandescentes. A longo prazo, o dinheiro recupera-se.

No que diz respeito à sua casa, isole-a bem. O bom isolamento é uma óptima medida tanto para o frio como para o calor. Opte por vidros duplos, coloque espuma Tesa nas portas, etc.

Uma boa combinação de acumuladores de calor e tomadas-relógios podem tornar a sua casa bem mais quente sem gastar muito. Estes acumuladores eléctricos são bem mais eficientes do que os típicos radiadores a óleo.

Se necessita de aquecimento na sua casa, opte por aquecedores de baixo-consumo e Alto Rendimento. Este tipo de aquecedores opera a electricidade tendo um consumo muito baixo.

Ao sair de uma divisão de sua casa, desligue todas as luzes.

Prefira a luz natural em vez da luz artificial. Além de ser de graça, é muito melhor para os seus olhos.

Não deixe os seus electrodomésticos em Standby (com a luzinha vermelha acesa).

Se está a usar o forno, desligue-o 10minnutos antes do tempo. Faça o mesmo com o ferro de engomar, mas desta feita 5 minutos antes.

Quando utilizar a sua panela, não se esqueça da tampa. Desta forma estará a aproveitar melhor o calor.

Nunca coloque nada ainda quente no frigorífico.

Desligue o monitor quando não estiver a usar o PC por períodos superiores a 15 minutos. Os screen savers são apenas para poupar o seu monitor. No entanto continuam a usar toda a energia do monitor e não poupam energia.

Configure o monitor de modo a desligar após 20 minutos de inactividade, o disco rígido após 30 minutos e o desktop ou laptop para entrarem em standby ou sleep mode após 90 minutos de inactividade (Se o computador não tem standby ou sleep mode, desligue apenas o monitor quando não está em uso).

Desligue, ou coloque em standby, o
computador, monitor e impressora, sempre que se ausentar por mais de duas horas.

No caso de elevadores, use as escadas, em vez dos elevadores, sempre que subir 2 andares ou descer 3 andares. Tem ainda o benefício adicional de ser um eficiente meio para “queimar calorias”.

Quando pressionar o botão para "chamar" o elevador, carregue apenas uma vez o botão destinado à direcção que pretende (cima ou baixo). Deste modo evita “viagens” desnecessárias dos elevadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário